23 de abril de 2011

Participe do novo Observatório de Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior

EDITAL: Participe do novo Observatório de Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior do ENLACES
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UNESCO-IESALC cria um Observatório dedicado à Diversidade Cultural e à Interculturalidade na Educação Superior
 A UNESCO-IESALC convida pesquisadores, acadêmicos, professores, estudantes, autoridades e todos os demais interessados a participar do novoObservatório de Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior.
O Observatório está enfocado principalmente nas experiências de Educação Superior destinadas aos povos indígenas e afro-descendentes. Este interesse responde tanto à relevância histórica e demográfica destes grupos nas sociedades latino-americanas, como a importância destas iniciativas para a construção de sociedades mais equitativas e democráticas.
A diversidade cultural é um elemento intrínseco de nossas sociedades; nelas existem múltiplas “visões de mundo”, formas de compreender e interpretar a realidade, de se relacionar com os outros e orientar nossas ações. Os desafios que a diversidade cultural apresenta exigem compreender essas diferenças como algo em potencial e não como ameaças.
Na América Latina e no Caribe é prioritário que a Educação Superior responda aos desafios e problemas globais e que, ao mesmo tempo, esteja baseada nas realidades e necessidades locais. Para o sucesso de uma Educação Superior intercultural é necessário recriar as academias e as ciências e que as universidades fortaleçam seu compromisso com a produção de ciência, tecnologia e conhecimentos incorporando culturas e diversos saberes.
Neste sentido, um dos propósitos do Observatório é contribuir para o progresso, aprofundamento e crescimento das experiências de Educação Superior Intercultural existentes nos países da América Latina e do Caribe. Da mesma forma, busca apoiar debates e reformas para conseguir que a Educação Superior leve em conta a diversidade cultural e, com isto, avance na construção não só de entornos interculturais.
Como surge? 
diversidad2O Observatório foi criado seguindo as recomendações da Conferência Regional de Educação Superior (CRES) realizada em Cartagena de Índias, Colômbia, nos dias 4 a 6 de junho de 2008, e as da Oficina Regional sobre Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior na América Latina (Belo Horizonte, Brasil, 6 e 7 de agosto de 2009).
Declaração Final da CRES incluiu duas recomendações fundamentais em matéria de diversidade cultural. A primeira delas determina:
“Devem promover a diversidade cultural e a interculturalidade em condições equitativas e mutuamente respeitosas. O desafio não é apenas incluir indígenas, afro-descendentes e outras pessoas culturalmente diferentes nas instituições tais quais existem atualmente, mas transformá-las para que sejam mais pertinentes com a diversidade cultural. É necessário incorporar o diálogo de saberes e o reconhecimento da diversidade de valores e modos de aprendizado como elementos centrais das políticas, planos e programas do setor”.
A segunda recomendação agrega que “a Educação Superior, em todos os âmbitos de sua função, deve reafirmar e fortalecer o caráter pluricultural, multietnico e multilíngüe de nossos países e de nossa região”.
Por sua vez, as recomendações formuladas pelos 43 participantes da Oficina e aderidas por outros 14 colaboradores doProjeto Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior na América Latina, incluíram a necessidade de criar um Fórum para a Diversidade Cultural e Promoção da Interculturalidade com Equidade em Educação Superior na América Latina e Caribe.
A partir dessas recomendações e da Declaração de Belo Horizonte, o Observatório se propõe como um espaço aberto e permanente de diálogo, análise e debate, voltado para a promoção do desenvolvimento de uma Educação Superior intercultural com equidade, da mesma forma que o encontro e a viabilização de atores vinculados com este processo.
O ponto de partida do Observatório são as experiências, preocupações e interesses comuns expressados pelos representantes de mais de 50 iniciativas neste campo que colaboram com o Projeto Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior na América Latina desde seu início. Tais interesses estiveram destinados a compreender e intervir em contextos políticos e sociais complexos, através do estabelecimento de vínculos e conexões com projetos, organizações e instituições próprias dos povos indígenas e afro-descendentes e/ou que trabalham com eles.
O que se espera alcançar?
O Observatório visa ser um espaço virtual de referência na matéria, de acompanhamento e promoção da interculturalidade com equidade em Educação Superior, no qual confluam pesquisadores, representantes das comunidades indígenas e afro-descendentes, tomadores de decisões e outros interessados na atenção de necessidades, demandas e propostas de Educação Superior destas comunidades. Com isto espera-se avançar em estratégias de colaboração institucional, cooperação acadêmica, estudo e monitoria de experiências, gestão do conhecimento e recursos compartilhados, diálogo regional e mobilização institucional.
Como participar?
Os interessados poderão participar do novo Observatório através do registro de iniciativas no Portal ENLACES, plataforma virtual dedicada ao intercâmbio de experiências e projetos que sejam de interesse para a região em Educação Superior. Para fazer seu registro, acesse www.iesalc.unesco.org.ve/iniciativas. Os usuários do portal poderão participar do fórum trocando opiniões através de um serviço de mensagens estruturado para este fim.
Os leitores também poderão enviar colaborações: documentos, estudos, publicações, recursos de aprendizado, eventos e chamadas para ampliar a informação pertinente com a diversidade cultural da região. Para isto envie uma mensagem para:obs_interculturalidad@unesco.org.ve

Mais informações em http://www.iesalc.unesco.org.ve/

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